segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PROJETOS QUE PARTICIPARAM DA 3ª FEIRA REGIONAL DE CULTURA


Alunos da EEM Tabelião José Ribeiro Guimarães

Turma 3ª série A

Turno Manhã











Título: Materiais Orgânicos- Preservar para produzir gás metano e prevenir a poluição do Meio Ambiente

Francisco Wilton Lima Gama 1

Hellen Caroline Duarte de Sousa 1

Maria Clecia Lacerda Freitas Almeida 2

1 Alunos da E.E.M. Tabelião José Ribeiro Guimarães

2 Professora da E.E.M. Tabelião José Ribeiro Guimarães

Introdução

O crescente processo de urbanização das cidades, trouxe como consequência imediata o aumento de resíduos produzidos pela população inserida na sociedade do consumo.

Diante dessa realidade, o lixo acumulado tem como destino imediato os aterros sanitários, ou acabam sendo jogados em valas e rios, poluindo as águas, agredindo o processo natural de renovação do ambiente e comprometendo a qualidade da vida na Terra.

Esse projeto foi desenvolvido com o intuito de provocar nas pessoas a iniciativa de cuidar do ambiente em que vive, na expectativa de que a idéia seja encampada, a princípio, pela comunidade escolar, como alternativa para reduzir a emissão de gases no ambiente, bem como o consumo de energia proveniente de fontes não renováveis.

Metodologia

O desenvolvimento desse projeto, tem o intuito de influenciar a população para tomar iniciativa de preservação, esse projeto foi feito com materiais orgânicos, que os mesmos estão poluindo o meio ambiente, indo para aterros e podendo causar danos maiores a sociedade, como explosões em lixões que contém grande quantidade de material orgânico acumulado por um longo tempo e produzindo uma imensa quantidade de gás metano.

Resultados

As observações iniciais e os estudos realizados na fase preliminar desse projeto, trouxe-nos a confirmação de que a matéria orgânica acumulada no ambiente ao longo do tempo, desencadeia uma série de problemas ambientais, comprometendo assim, a qualidade de vida dos seres vivos.

No desenvolvimento prático do projeto, observamos o aparecimento do gás metano ou biogás, produzido por bactérias que digerem matérias orgânicas em condições anaeróbicas, isto é, na ausência absoluta de oxigênio. Após a retirada do gás, a matéria orgânica apresenta uma parte sólida obtida pelo processo de decantação, o biofertilizante, que é um adubo importante para a fecundação do solo.

Considerações Finais

O BIODIGESTOR, enquanto equipamento construído para transformar a matéria orgânica em subprodutos úteis à população, promove a conexão entre homem e natureza e garante às futuras gerações o direito à vida num ambiente saudável e auto-sustentável.

Palavras-chaves: Matéria orgânica- Biodigestor- Gás Metano- Preservação

E-mail para contato: mariaclecialacerda@yahoo.com.br


Projetos que participaram da 3ª Feira Estadual das
Ciências



Título: Frequência Modulada Ondas - Transmissor para FM

Autores

Franklim Webster Lima Pinto1

Pedro de Paulo de Sousa Santos2

1 Aluno da EEM Tabelião José Ribeiro Guimarães

2 Professor da EEM Tabelião José Ribeiro Guimarães

INTRODUÇÃO

A idéia original do projeto surgiu quando foi trabalhado nas aulas de Física da 3ª Série A o conteúdo de ressonância e Frequência Modulada Ondas. Uma das características do projeto é mostrar na prática que a transmissão de frequência não interfere no meio ambiente e ainda identificar que é possível enviar uma mensagem numa frequência modulada. A nossa experiência visa a integração da escola, através da instalação de uma rádio escolar.

METODOLOGIA

Mostrar como funciona os sinais de saída do CD Player sem a necessidade de um transmissor. Serão conectados os cabos do CD Player ao trimpot que faz a condução para as modulações. Este componente dosa o sinal para o transmissor de modo que ele não sature o circuito, e assim ocorra a emissão sem distorção (Função do Trimpot).

RESULTADOS

Conseguiu-se obter êxito na nossa experiência, visto que sintonizou-se o receptor de FM nas proximidades em frequência livre e foi ligada a alimentação do transmissor no interruptor. O ajuste do Trimmer foi realizado até que o sinal mais forte fosse captado na forma de um abafamento do chiado que existe fora da estação.

Quando isso ocorreu conectou-se o CD Player, ajustando o Trimpot até obter a reprodução sem distorção.

É possível calcular na prática a frequência ouvida pelo observador.

Exemplo: uma fonte sonora em repouso emite um som de frequência f= 1000 Hz. Um observador se aproxima da fonte com velocidade V°= 20 m/s. Sabendo que a velocidade do som é V= 340 m/s, calcule a frequência ouvida pelo observador.

Resolução: a freqüência f’ ouvida é dada por: f’= f. V ± V°

V ± VF

Como existe aproximação entre observador e fonte, usamos os sinais superiores:

f’= f. V + V° = V+ V° = (1000). 340+ 20 ≈ (1000). (1,06) 1060 Hz

V - VF V 340

Considerações finais

O projeto tem como finalidade a transmissão modulada de eventos que possam acontecer na escola, como: torneios, divulgação de resultados de avaliações e horário do intervalo. Esse recurso é excelente para mostrar ao aluno como as ideias são produzidas e como a Ciência evolui.

Palavras- chaves: Frequência Modulada – Transmissor- Rádio FM

E-mail para contato: pedropaulo1.8@hotmail.com