quarta-feira, 27 de abril de 2011

Professores do Município de Fortaleza entram em greve

“Professores da rede municipal de ensino de Fortaleza decretaram greve por tempo indeterminado em assembléia realizada na manhã de ontem no Ginásio Marista. A paralisação começa hoje, no mesmo dia que o calendário da Secretaria Municipal da Educação (SME) marca o início do ano letivo de 2011 garantindo férias no mês de julho e cumprimento dos 200 dias letivos até março de 2012.
Desde 11 de fevereiro passado, os professores declararam estado de greve, insatisfeitos com as negociações mantidas com a administração municipal. Segundo Gardênia Baima, da direção colegiada do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sindiute), a principal reivindicação é o pagamento do piso salarial que foi mantido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), atualmente fixado em R$ 1.597,87.
A Prefeitura de Fortaleza, segundo Gardênia, paga R$ 1.003,00. Hoje, a partir das 9 horas, os professores realizam manifestação em frente à Secretaria Municipal da Educação (SME). Conforme Gardênia, para o local já está agendada uma audiência com representantes da SME e da Secretaria de Administração do Município (SAM).
Além do pagamento do piso, a pauta conta ainda com reivindicações por eleições diretas para diretores das escolas municipais, correção do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), prestação de contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O secretário Vaumik Ribeiro, da Administração Municipal, confirmou que receberá representantes dos professores para a negociação, às 11 horas de hoje, em torno do piso. Ele disse estranhar o decreto da greve com negociações em andamento. Ele lembrou que este ano a classe já recebeu aumento de 6,47% na data base, no mês de janeiro.”
Fonte: O Povo

sexta-feira, 22 de abril de 2011



Divulgado recentemente pelo MEC, o último Censo do Ensino Superior, mostra, mais uma vez, que as mulheres são maioria na modalidade a distância.

Leia mais http://www.nead.fgf.edu.br/default.asp

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ato de Cidadania


A E.E.M Tabelião José Ribeiro Guimarães (Pentecoste), juntamente com o Núcleo Gestor e o LEI, através de um ato de cidadania convidou um funcionário dos correios, que já foi professor nesta escola, para fazer o CPF dos alunos na própria escola. Facilitando principalmente a nossa maior clientela que é da zona rural, a oportunidade de retirar sua documentação, está que será necessária para a inscrição do ENEM. As professoras e coordenadoras do LEI- Laboratório Integrado das Ciências estão de parabéns e principalmente os alunos por tão grado que esses profissionais tem para com eles.

domingo, 17 de abril de 2011

Casa de Fibra de Maconha é Resistênte a Furações

Dispostos a construir uma casa com pegada zero de carbono, os arquitetos da University of Bath, na Inglaterra, optaram por dois materiais não muito convencionais no ramo da construção civil, mas que prometem cair nas graças dos profissionais do setor: a fibra de maconha e a palha. Isso porque, “sem querer”, os arquitetos acabaram descobrindo que a combinação desses dois materiais garantem paredes tão fortes à casa que ela é capaz de resistir a furacões e oscilações intensas de temperatura – o que, cá entre nós, não é nada mau em tempos de ameaça de eventos climáticos extremos. Batizada de BaleHaus e projetada em parceria com o escritório de arquitetura ModCell, a casa foi idealizada durante sete meses, até os profissionais descobrirem a maneira ideal de construí-la. E, depois de pronta, passou por uma série de testes que atestaram sua resistência e segurança. Já pensou se a moda pega?

Leia também: Abasteça seu carro com maconha

Carro elétrico feito de fibra de maconha

Siga o Planeta Sustentável:

■Twitter

■Facebook

■Orkut

sábado, 16 de abril de 2011

A maior vantagem competitiva é a habilidade de aprender

Por Ana de Fátima Souza O sul-africano Seymour Papert é um dos maiores visionários do uso da tecnologia na educação. Em plena década de 1960, ele já dizia que toda criança deveria ter um computador em sala de aula. Na época, suas teorias pareciam ficção científica. Entre 1967 e 1968, desenvolveu uma linguagem de programação totalmente voltada para a educação, o Logo. Mas a comunidade pedagógica só passou a incorporar as idéias de Papert a partir de 1980, quando ele lançou o livro Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas – no qual mostrava caminhos para utilização das máquinas no ensino. As escolas começaram a usar computadores. Ok. Mas isso não representou uma mudança na forma de educar. O computador servia apenas como suplemento para o papel tradicional de professores e alunos. Agora, Papert enxerga uma mudança drástica para breve e não serão as escolas que vão impulsionar as transformações... mas as crianças. Papert é matemático, Ph.D, diretor do grupo de Epistemologia e Aprendizado do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e um dos fundadores do MIT Media Lab, onde continua pesquisando. Ele também trabalha em um programa de educação de jovens infratores em Maine, onde mora. http://www.dimap.ufrn.br/~jair/piu/artigos/seymour.html
O Prof. Emiliano Chemello iniciou a publicação de mais uma série de textos muito interessantes. Desta vez o tema escolhido trata dos ´Acidentes explicados pela ciência´. Até o momento estão disponíveis os textos: =Símbolos de perigo e seus significados =Césio 137: A tragédia radioativa do Brasil =Desastre em Bhopal =Chernobyl: a luta contra um inimigo [...] Leia mais www.emsintese.com.br/categoria/ambiental/

Petróleo no Mar

Notícias recentes indicam uma contenção do vazamento que ocorreu no Golfo do México, devido a uma explosão na plataforma Deepwater Horizon da British Petroleum. Mas o que acontece com o petróleo que vaza na água? Como é o seu comportamento na superfície? A equipe do Periodic Videos explica um pouco sobre a química do petróleo. [...] Leia mais www.emsintese.com.br/categoria/ambiental/

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Acetona Sólida

A acetona (propanona) torna-se sólida em uma temperatura abaixo de -94,9 °C, e portanto será difícil ver esta substância neste estado, mesmo em um laboratório de química. Com o auxílio do nitrogênio líquido é possível obter temperaturas menores do que os -94 °C, e assim você conseguirá ver como é a acetona sólida, mesmo que [...] Leia mais... www.emsintese.com.br/categoria/fisico-quimica/

terça-feira, 12 de abril de 2011

Projeto Todos contra a Dengue

A EEM Tabelião José Ribeiro Guimarães executou um projeto denominado "Todos contra a Dengue", no evento foi-se apreciado muitos trabalhos de alunos, peça teatral, desenho, dentre esses trabalho encontra-se um Cordel com o nome do próprio evento, este assinado pelo aluno Jefferson Stefanne da turma da 2ª série C turno tarde. Vamos conferir!
"TODOS CONTRA A DENGUE"




É mesmo muito importante O convite a se fazer Estamos nessa campanha Com um problema a resolver Exige participação Muita mobilização Que tal você se envolver! É de forma coletiva Que cidadã e cidadão Podem bem colaborar No combate e prevenção Dessa doença surgida Que prejudica a vida De uma população. Os perigos que ela causa São mesmo de amedrontar Não só maltrata a gente Mas pode até nos matar Pois tem a forma mais trágica Que é a DENGUE HEMORRÁGICA Deus nos livre de pegar. Precisamos ter cuidados E os sintomas observar Febre e dor de cabeça Irão se manifestar Não fique só esperando Tem que ir logo procurando A assistência médica do lugar. Essa luta é de todos Os que formam essa cidade A Saúde em parceria Com toda a comunidade Nesta manifestação Movidos pela ação Com muita capacidade. Todo cuidado ainda é pouco É mesmo necessário aumentar Objetos domiciliares Merecem aqui destacar Se o mosquito lá encontrar Uma morada já pronta Ele vai se instalar. Então com o foco formado Para o mosquito atuar Fica tudo preparado Para ele nos picar Havendo oportunidade Na maior facilidade Consegui nos atacar. Diante de tudo isso Vamos nos conscientizar O que temos que fazer Não é somente alertar É preciso eficiência Bem maior a competência Para a DENGUE evitar. Vale a pena investir Nos cuidados a tomar Sem o transmissor do vírus A doença não virá O causador sem abrigo Reduz o maior perigo E a vida vai melhorar. Reflita esta questão Que é uma realidade Deve sempre existir A responsabilidade Ter a Dengue ou não ter Vai dependendo de você Eis uma grande verdade! Parabéns!

Os Quatros Pilares do Gerenciamento de sala de Aula

Gerenciamento da Sala de aula é fruto do domínio das estratégias de 4 áreas, que aqui chamo de os 4 Pilares do Gerenciamento da Sala de Aula:

- Pilar no. I: Ambiente Físico
- Pilar no. II: Ambiente Emocional
- Pilar no. III: Ambiente Instrucional
- Pilar no. IV: Ambiente Procedimental

Hoje tratarei do Pilar número 1: Ambiente Físico.
Você deve estar se perguntando o que tem a ver o ambiente físico com o efetivo gerenciamento da sala de aula. Ora, se é no ambiente físico da Escola, mais especificamente, da sala de aula, que o aluno passa metade do dia dele é natural que esse espaço tenha importância.

Lembra, que anteriormente falei que o objetivo do gerenciamento da sala de aula é garantir que o aluno mantenha-se sempre motivado, focado na tarefa e aprendendo ?

Pois bem, se o ambiente físico onde ele está inserido não contribui para atingir esse objetivo, então é preciso rever e fazer as mudanças que vão contribuir para esse aprendizado.

Aqui vão algumas dicas para você observar:
- as salas são bem ventiladas
- as janelas apresentam muita incidência de sol/claridade que dificulta a leitura
- as carteiras são adequadas (tamanho, posicionamento)
- há locais para guarda de mochilas ou lancheiras
- a disposição das carteiras dos alunos sempre são as mesmas
- os materiais para o Professor estão disponíveis no ambiente ou você tem que
mandar sempre alguém buscá-los ? ou ainda pior, deixa a sala sozinha e vai
você buscar?
- os ambientes são decorados e alegres?
- os ambientes são limpos e convidativos?
- os materiais são novos e conservados ou desgastados e com má aparência ?
- as cores dos ambientes são alegres ou neutras e sem vida ?
- há espaço para os alunos brincarem/interagirem na hora do intervalo ?
- há espaço adequado para o lanche ?
- a Biblioteca é um lugar acolhedor e vibrante ou um lugar chato de ir ?

Aqui vai uma tarefa: pegue esses itens acima e faça uma varredura em cada ambiente onde os seus alunos ficam e depois coloque ao lado de cada item as suas observações. Depois disso feito, peça para cada aluno dar sugestões para cada ambiente.

Desse modo a escola ficará com a `cara deles`, e eles ficaram felizes por terem sido ouvidos e contribuído com sugestões.

Abraços,


Abraços,
Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

25 MANEIRAS PARA CONQUISTAR OS ALUNOS

De acordo com uma pesquisa, apenas um a cada quatro alunos do 6o. ano ao ensino médio dizem que as suas escolas oferecem um ambiente acolhedor. Esta constatação é surpreendente !!!

Como podemos inspirar os alunos a mostrar empatia uns pelos outros, se nós falhamos em mostrar isso em nós.

Na verdade, nós nos importamos muito, porém nosso foco está centrado apenas no desenvolvimento acadêmico e acabamos por ignorar os pequenos gestos que demonstram carinho.

Interessante dizer que, o menor caminho para o sucesso acadêmico de muitos alunos é através dos seus corações. Eles não se importam com quanto nós sabemos, o que eles querem saber é o quanto nós nos importamos.

Aqui vão 25 dicas que, se praticadas diariamente, garantirão o seu nome no Hall da Fama junto aos Alunos, Pais e Direção da Escola.
Aprenda o nome dos seus alunos
Lembre a data de aniversário deles
Pergunte como eles estão e/ou como se sentem
Olhe nos olhos quando conversar com eles
Ria junto com eles
Diga-lhes o quanto você gosta de estar com eles
Encoraje-os a pensar grande
Incentive-os a persistirem e celebre os resultados
Compartilhe do entusiasmo deles
Quando estiverem doentes envie uma carta ou um bilhete
Ajude-os a tornarem-se experts em algo
Elogie mais e critique menos
Converse a respeito dos sonhos ou do que os afligem
Respeite-os sempre
Esteja sempre disponível para ouví-los
Apareça nos eventos que eles realizarem
Encontre interesses em comum
Desculpe-se quando fizer algo errado
Ouça a música favorita deles com eles
Acene e sorria quando estiver longe
Agradeça-os
Deixe claro o que você gosta neles
Recorte figuras, artigos de revistas que possam interessá-los
Pegue-os fazendo algo certo e cumprimente-os por isso
Dê-lhes sua atenção individual
Professor, esses 25 comportamentos traduzem a essência do que é criar um relacionamento baseado no Amor e não na nota bimestral.
Coloque em prática essas dicas e veja a mudança no comportamento dos seus alunos.

Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Repelente caseiro: aprenda essa alternativa para espantar o mosquito da dengue

APRENDA A FAZER O REPELENTE CASEIRO: 1/2 litro de álcool 1 pacote de cravo da índia (10 gr) 1 vidro de óleo corporal (100ml)
MODO DE PREPARO Deixe o cravo curtindo no álcool por 4 dias, agitando de manhã e de tarde; depois pegue só o líquido dessa mistura e adicione o óleo corporal (pode ser de nenê, amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera). Está pronto o repelente caseiro!

-alcool 1 litro custa cerca de 5.34 reais -óleo 200 ml custa cerca de 13 reais -pacote de 40 gramas de cravo custa cerca de 4,44 reais. Mitos e erros sobre o mosquito da dengue
1 – Ar condicionado e ventiladores matam o mosquito – mentira!

Quando se usa o ar condicionado a temperatura e a umidade baixam, isso inibe o mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Porém não morrerá. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento.

2 – Para matar os ovos do mosquito, basta secar os reservatórios de água parada – mentira!

Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. é preciso desinfetar com água sanitária, pois o ovo ainda pode ser manter “vivo” por mais de um ano sem água.

3 – Repelentes são fundamentais no combate à dengue – mentira!

Repelentes (este caseiro ou o industrializado) as velas de citronela ou andiroba, têm o efeito de afastar o mosquito e não eliminar.

4 – Tomar vitamina b afasta o mosquito – mentira!

Apesar de ser verdade, que o mosquito é atraído pelo gás carbônico exalado pela respiração da pessoa, a ingestão de vitamina b – alho ou cebola também – (que têm cheiro eliminado pela pele) não é uma medida eficaz de combate à dengue. Tomar vitamina-b usado para afastar o “borrachudo” pode afastar mosquito, mais isso acontece de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum.
5 – Qualquer picada do mosquito transmite o vírus da doença – mentira!
Primeiramente é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20 e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença. ou seja, sem apresentar sintomas. Mesmo assim, é importante em caso de dúvida ou qualquer suspeita procurar o posto de saúde mais próximo.
6 – Borra de café na água das plantas mata os ovos do mosquito – mentira!
A borra de café só é eficaz no combate ao mosquito da dengue em quantidades muito elevadas. Na prática a larva do Aedes Aegypti se desenvolve em água suja de borra de café. Ao invés de usar a borra, tente eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso sim é eficaz contra a dengue.

7 – As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa – mentira!

Embora as fêmeas do Aedes Aegypti tenham preferência por depositar os ovos em recipientes com água limpa, elas também podem colocá-los em criadouros com água suja e parada. Então ara combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.
Fonte: http://maisvoce.globo.com/platb/sosmaisvoce/