quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Seara das Ciências


Os alunos da EEM Tabelião José  Ribeiro Guimarães tiveram a grande oportunidade de participar da SEARA DAS CIÊNCIAS, projeto idealizado e coordenado pela UFC- Universidade Federal do Ceará.Se trata de um espaço interativo de aprendizagem cientifica, permitindo que o aluno explore todo o museu que encontra-se no prédio. Todas as práticas por lá apresentadas são baseadas no cotidiano. Após a visita ao museu os alunos  e professores foram ao laboratório de Biologia da Universidade onde se depararam com fósseis, um criatório de aranhas e observaram vários  animais empalhados. No laboratório de Quimica tiveram a oportunidade de realizar práticas com a participação dos próprios alunos e no de Fisica sentiram na pele  sensações diversas como choque e outros. Foi um momento de vivência e experimentação da ciência que será lembrado por muito tempo e influênciará no desenvolvimento a aprendizagem , assim como também serviu de incentivo aos alunos criarem seus próprios projetos cientificos.


Avaliação Bimestral de Química!

Atenção alunos da EEm Tabelião José Ribeiro Guimarães, nesta sexta (30/09) haverá prova de química nos 1º, 2º e 3º anos.
Conteúdos programáticos para a prova: 1º- Tabela Períodica e sua organização;
                                                                   Distribuição eletronica.
Não esqueçam de levar uma xerox da Tabela Periódica para eventual consulta.

Conteúdos programáticos para a prova: 2º- Cinética química- Velocidade das reações

Conteúdos programáticos para a prova: 3º- Funções Oxigenadas: Álcoois, Fenol, Éter.


Objetivo geral: 
Dominar e operar distribuição eletrônica;
                  Entender a importância da reunião e da análise dos dados científicos que levaram à determinação das propriedades químicas dos elementos, o que possibilitou a organização desses elementos em uma sequência lógica;
                 Prever o tipo de ligação que ocorrerá entre determinado elementos químicos.

Boa Sorte!
Professoras: Clecia e Jaqueline

Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo!
Autor desconhecido

domingo, 25 de setembro de 2011

Feira de Ciências EEM Tabelião José Ribeiro Guimarães



A EEM Tabelião José Ribeiro Guimarães (Pentecoste), realizou no dia 21 do corrente mês a sua Feira de Ciências da Natureza e Matemática, que tem como objetivos: consolidar a aprendizagem construída durante o ano de 2011, através de explanações, pesquisas, práticas e atividades de raciocínio lógico apresentadas numa dinâmica feira de ciências; como também mostrar a necessidade de adequar a teoria e prática possibilitando a geração de uma aprendizagem significativa na área das ciências da natureza.
A feira está aconteceu nos três turnos, o turno da manhã contou com a participação de 80 alunos da extensão da Escola da localidade de Macacos, os quais trouxeram 10 práticas de química e física, e, chamaram a atenção pela aplicação prática e cientifica. O foco principal desse momento foi o protagonismo juvenil, cada práticas apresentadas foram estudadas em sala de aula.

Alunos da EEM Tabelião José Ribeiro estão na Final da Olimpíada de História



Os alunos da Escola Tabelião José Ribeiro Guimarães (Pentecoste) dos 3ºano A e B - Breno Jorginay; Gisele Duarte; Lucas Campelo, foram selecionados para fase final da Olimpíada Nacional em Historia do Brasil, os quais compareceram nos dias 15 e 16 de outubro de 2011, para a participação da prova presencial que realizar-se-a no Campus da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas-SP.