segunda-feira, 30 de abril de 2012

Projeto Primeiro Aprender

Conheça informações sobre o projeto - Primeiro Aprender

O projeto "Primeiro, aprender!" foi lançado pela Secretaria da Educação(Seduc), em 2008, sob o lema “Ler bem para aprender pra valer”.

Partiu da necessidade do desenvolvimento de uma ação específica no 1º ano do Ensino Médio com vistas ao desenvolvimento e à consolidação de habilidades e competências básicas imprescindíveis ao aprendizado das matrizes curriculares próprias a cada uma das disciplinas a serem cursadas.

De maneira específica, trata-se de uma ação conjunta e articulada das diversas disciplinas, no âmbito da Rede Estadual de Ensino Médio, com vistas a desenvolver a capacidade de leitura, compreensão textual e articulação lógico-formal de conteúdos.

Na EEM Tabelião José Ribeiro Guimarães terá início o projeto no dia 02 02 Maio.

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O estigma da química

O Estado de S.Paulo

Com uma pilha de quatro metros de pães equilibrada na cabeça, um rapaz sai de bicicleta de um povoado, desce a ladeira, passa por uma favela brasileira, pela China e por Nova York. Mas tudo, na verdade, foi gravado em São Paulo.

"Precisávamos de um lugar onde encontrássemos pessoas de todas etnias", diz Mike Kolleth, diretor de marca corporativa da Dow, maior companhia química dos Estados Unidos. A empresa gravou a campanha Solucionismo para tentar quebrar o estigma de que química é algo ruim. "Ela está no dia a dia. É a química da Dow, por exemplo, que torna possível a existência de pães sem glúten e de trens que não fazem barulho", diz Kolleth.
Para ilustrar o caso dos trens (tecnologia Dow usada nos trilhos diminuem ruídos), a empresa fez um segundo filme, também rodado em São Paulo. Nele, 150 pessoas aglomeradas formam um trem, que passa, graças a recursos de pós-produção, pelo Minhocão, Imigrantes e Cebolão. Todas fazendo o gesto de "xiu", indicando silêncio. / L.C.
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domingo, 29 de abril de 2012

Crise educacional em um mundo em conflitos

O fim da guerra fria, a queda do Muro de Berlim (1989), o desmembramento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), a criação e o alargamento da União Europeia, bem como a criação de outros blocos econômicos, mediante acordos regionais, não colaboraram para a construção de um mundo totalmente pacificado em que prevaleceria o respeito mútuo entre culturas, povos, raça, línguas e nações. Vive-se, pelo contrário, um clima de terror através de atos terroristas motivados pelo ódio contra tudo o que é ideologia ou cultura ocidental, sobretudo, tudo o que se refere aos Estados Unidos da América (EUA), considerados pelos radicais muçulmanos como o grande Satanás, o símbolo da perdição e da disseminação de antivalores. 

É imperioso frisar nesse contexto de acontecimentos mundiais que, segundo Hannah Arendt (1992)1 , os aspectos do mundo moderno e de sua crise se revelaram na crise educacional, isto é, quais são os motivos reais para que, durante décadas, se pudessem dizer e fazer coisas em contradição tão flagrante com o bom senso? (p.234) 

De fato, para Arendt, uma crise na educação seria um motivo de preocupação e de instabilidade na sociedade moderna. Trata-se de uma questão de responsabilidade porque educa-se para a vida , evitando-se a destruição.

Sobre o papel relevante de educação, Hannah Arendt afirma:
Basicamente, estamos sempre educando para um mundo que ou já está fora dos eixos ou para aí caminha, pois é essa a situação humana básica, em que o mundo é criado por mãos mortais e serve de lar aos mortais durante tempo limitado. O mundo visto que feito por mortais, se desgasta, e, dado que seus habitantes mudam continuamente, corre o risco de tornar-se mortal como eles. Para preservar o mundo contra a mortalidade de seus criadores e habitantes, ele deve ser, continuamente, posto em ordem. O problema é simplesmente educar de tal modo que um por-em-ordem continue sendo efetivamente possível, ainda que não possa nunca, é claro, ser assegurado. (ARENDT, 1992, P. 243)

 Observa-se, ainda, na sociedade moderna a coexistência do binômio egoísmo e racismo, o antagonismo solidariedade e exclusão social, o paradoxo entre Estados ricos, porém, pobres em recursos naturais, e Estados pobres, mas, riquíssimos em recursos naturais e biodiversidade, a relação ambígua e ambivalente entre a diversificação cultural, populacional como riqueza pela humanidade e a complexidade de ideias e cosmovisões, como fator de divisão e conflitos entre os povos na busca de sua autoafirmação. Em face desta acentuação aparente de abismo entre ricos e pobres, entre Estados desenvolvidos e Estado menos desenvolvidos, ocorrem os conflitos e lutas armadas, guerras sangrentas por diversos motivos, a maioria, ligadas à exploração dos recursos naturais dos Estados menos desenvolvidos para alimentar a indústria ocidental, contribuindo, para tanto, ao crescimento econômico das grandes potências em detrimento dos pobres.  Tal exploração acarreta conflitos sangrentos cujos autores se tornam alvo da Justiça Internacional.

1 O título original é Between Past and Future cuja a última edição data de 1968. As referências se referem à tradução de mauro W. Barbosa de Almeida publicada pela Editora Perspectiva S.A em 1992.

Sebastien Kiwonghi "é advogado e professor de Direito Internacional e Metodologia da Pesquisa na Escola Superior Dom Helder Câmara. Padre Verbita graduado em Filosofia pelo Institut de Philosophie Saint Augustin, IPSA, Zaire (África). Graduado em Teologia pelo Institut de Théologie Eugène de Mazenod, ITEM, Zaire (África). Graduado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Vianna Júnior de Juiz de Fora (MG). Especialista em Direito Civil e Processo Civil, em Direito do Trabalho e Previdenciário, licenciatura em filosofia na UFJF. Mestre e doutor em Direito Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais." 

Cagece deve lançar concurso com 945 vagas

O governador Cid Gomes autorizou a realização de concurso público para a Cagece, que há 11 anos não realiza seleçãoEm 2011, o Governo do Ceará abriu 2.712 vagas em concursos públicos. Para este ano, pelo menos mais 945 oportunidades são esperadas, desta vez no concurso para a Cagece.

A autorização para a realização do certame foi dada pelo governador Cid Gomes na última quarta-feira (25), durante reunião no Palácio da Abolição, que contou com a presença do secretário das Cidades, Camilo Santana, e diretores da Cagece.

Do total de ofertas, 315 serão para contratação imediata e 630 comporão o cadastro de reserva. Para nível médio, estão previstas vagas para técnico administrativo operacional.

Entre os cargos de nível superior, há previsão para analista de gestão, advogado, arquiteto, biólogo, químico, engenheiro e geólogo. Haverá também chances para graduados em cursos tecnológicos.

Previsão 
Cagece deve lançar concurso neste ano


A afirmação é do secretário de Cidades do Governo do Ceará, Camilo Santana, em entrevista ao Empregos

Um dos objetivos do concurso é a substituição dos empregados terceirizados do órgão. "Hoje, nós temos em torno de 4 mil funcionários na Cagece, dos quais apenas 1.151 são do quadro efetivo de servidores. O restante, é terceirizado", afirmou o secretário de Cidades Camilo Santana em entrevista ao caderno Empregos. "A ideia é fazer essa substituição na empresa".

Além disso, os contratados também poderão ser lotados em novos equipamentos que a Cagece pretende implantar no Estado. De acordo com o secretário, "nem todos vão ser para substituir terceirizados, alguns vão fazer parte dos novos sistemas que estamos em construção, como a Estação de Tratamento de Água Oeste, situada em Caucaia, que custou R$ 150 milhões e vai precisar de toda uma equipe nova para operar, como também em outros equipamentos que estamos construindo no interior do Estado, como Aracati e Quixadá, que estão em obras".

Sai em 2012

Camilo Santana afirmou que a meta é realizar a seleção em 2012. "Nós vamos trabalhar muito para sair este ano", enfatizou. Ele explicou que a companhia sofre com a defasagem de funcionários concursados, tendo em vista que o último processo seletivo foi realizado há 11 anos atrás. "Com o passar do tempo as pessoas vão se aposentado, outros vão para outro emprego, e as empresas vão tendo essa dificuldade de reposição", argumentou.

A primeira etapa é a realização de estudos internos para avaliar a necessidade da empresa e a capacidade de contratação, tendo em vista que o custo de um empregado efetivo é maior do que um terceirizado. Em seguida, será realizada uma licitação para a contratação da empresa organizadora, e só então o edital deverá ser elaborado.

Sobre a convocação dos aprovados, o secretário afirmou que "se der tempo, a gente vai chamar ainda este ano".

Seleção há 11 anos

No dia 30 de julho de 2001 foi publicado, no Diário Oficial do Estado do Ceará, o edital do concurso destinado a preencher 80 vagas na Cagece. Destas, 34 era destinadas ao posto de técnico industrial, que exigia nível médio (técnicos) ou superior (tecnólogos). Outras 36 oportunidades foram ofertadas para os cargos de administrador, advogado, analista de sistemas, biólogo, contador, economista, engenheiro, psicólogo e químico, que exigem nível superior. Além disso, 10 vagas foram abertas para graduados com especialização e/ou mestrado, para funções de engenheiro, analista de sistemas, analista de planejamento econômico-financeiro e médico.

CHANCES945 oportunidades estão previstas para a seleção da Cagece. Destas, 315 serão para contratação imediata, mais 630 para cadastro de reserva, para nível médio e superior

80 ofertas foram disponibilizadas no último concurso do órgão, aberto em 2001, destinado a preencher cargos de nível médio/técnico, superior e superior com mestrado.

RESULTADO FINAL DA ANÁLISE DE CURRÍCULO-DIA 27/04

RESULTADO FINAL DA ANÁLISE DE CURRÍCULO-DIA 27/04
Sex, 27 de Abril de 2012 00:00

A 2ª CREDE divulga o resultado final da análise de currículo do dia 27/04:
EEM AGEU ROMERO (PARAIPABA)
EEM TABELIÃO JOSÉ (PENTECOSTE)
EEM WALDEMAR ALCÂNTARA (SÃO GONÇALO DE AMARANTE)
EEM ETELVINA GOMES (PENTECOSTE)
EEM EDITE ALCÂNTARA (SÃO GONÇALO DO AMARANTE)

O resultado é por escola, disciplina e ordem de classificação. O professor que foi classificado para mais de uma disciplina está relacionado em todas para as quais foi deferido.

Veja os detalhes