terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Projeto Diretor de Turma - EEM Etelvina Gomes Bezerra



Encerramento do PDT – 2° Ano J


No ultimo sábado, dia 08 de dezembro de 2012 a turma do 2° ano J, turno noite, da Escola de Ensino Médio Etelvina Gomes Bezerra, que tem o Professor Régis Gato como Diretor de Turma, realizou o encerramento do PDT, com uma excursão para a cidade de Tejuçuoca, onde visitaram o PARQUE ECOLÓGICO FURNA DOS OSSOS.

Ao chegar à cidade, somos recebidos pelo representante da Secretaria de Turismo, Sr. Renato que nos guia por uma estrada de chão, com percurso de 13 km até chegarmos ao assentamento Macaco, onde esta localizada o Parque, lá somos recebido por Dona Tetê, uma senhora receptiva que nos apresenta o museu com peças rústicas e tradicionais daquela região.

Localizada no semiárido do Sertão do Ceará, em uma área de 1.400 hectares que compreende a Serra da Catarina e a Serra do Macaco, o Parque Furna dos Ossos, uma área de assentados, destaque-se pelos seus atrativos naturais. O local dispõe de grutas impregnadas de história e misticismo, animais silvestres, formações rochosas, onde o bioma da caatinga preservado motiva a imaginação dos visitantes.

Em uma caminhada com mais de 3horas de duração, acompanhados pelo guia local Sr. João de Deus, os alunos fizeram uma viagem no tempo e a cada parada eram feitas anotações, coletas e fotografias, para elaborar o trabalho escrito a ser apresentado em sala de aula.


LOCAIS VISITADOS:
Estalactites e estalagmites seculares redesenham a mente de quem visita o local, animais e objetos petrificados, além disso também podemos conhecer nesse conjunto de obras criadas pela natureza, os seguintes pontos:
*Pedra do Indio;
*Caverna da Mesa;
*Gruta do Veado Campeiro;
*Caverna do Chico Lopes;
*Caverna da Borboleta;
*Túnel da Virgindade;
*Gruta do Sino;
*Furna dos Ossos;
*Gruta do Jardim;
*Platô das Acauãs;
*Subida do Macaco;
*Gruta do Amor;
*Mirante do Parque e
*Arco de Deus.

ORIGEM DO NOME – FURNA DOS OSSOS
Rica em fauna e flora, a história remonta momentos memoráveis sobre a localidade. Dizem que, no começo do século, existia pela área de Irauçuba um coronel chamado Pedro Barroso Valente. Quando o homem queria dar fim em um jagunço ou inimigo, a pedido de amigos, enviava essa pessoa para a Serra da Catarina, com um bilhete no bolso ordenando sua morte. Como os jagunços não sabiam ler, pensavam que se tratava de uma carta de recomendação para trabalhar. Após o assassinato, o corpo era enterrado entre as grutas, daí surgiu o nome de Furna dos Ossos.

O clima quente lá de fora cede lugar ao friozinho das pedras. O sol penetra por pequenas fendas e ilumina o ambiente. Raízes cobrem as pedras nas furnas, permitindo escaladas aos mais aventureiros. O Parque Furna dos Ossos é, sem dúvida, uma viagem no tempo. Quem não conhece precisa tirar um tempinho para ver de perto tudo que foi narrado.

ENCERRAMENTO DO PROJETO
Ao fim da caminhada e após uma ótima refeição, logo acompanhada de um belo descanso, professor e turma reuniram-se no pátio para o encerramento final do Projeto Diretor de Turma. Cada aluno fez suas considerações, lembrando do inicio do ano, passando por todas as etapas até chegarmos aqui para o termino de mais um ano letivo, tudo isso regrado de mensagens, largos sorrisos e sinceros abraços.

ALUNOS DA TURMA
Aldanisa Alves, Ana Miclecia, Audilene Santos, Antonio Reginaldo, Jackson, Flaviane Monteiro, Maria Thayná, Luzirene Barros, Josias, Genilson, Sandra Maria, Lucivando, Denilson Cesar, Luana, Alex Bruno, Daniele Cunha, Karine Martins, Nerlane, Camila Matias, Naiane, Diego Lopes, Raiane, Jucelino de Sousa, Hilquias, Vanessa Barbosa, Ismael Amorim, Jhonatan de Mesquita e Kely Bezerra

PALAVRAS DOS ALUNOS
“A caminhada se torna cansativa, porem tudo é esquecido e superado com o descanso espiritual que a mesma proporciona”. Flaviane Monteiro.

“Após um ano inteiro em sala de aula, nada como terminar o ano letivo conhecendo um lugar cheio de belezas naturais”. Luana.

“Somente o Professor Régis para nos proporcionar um momento único como esses em nossa vida estudantil, muito obrigado”. Maria Thayná.

“São momentos como esses que nos fazem refletir e assim valorizar ainda mais as criações de todo poderoso”. Reginaldo.

“Ano passado conhecemos o poder das plantas medicinais, este ano conhecemos os monólitos...Já penso na excursão de 2013”.Sandra Maria.

“Quero agradecer ao professor Régis por sempre estar ao nosso lado em todos os momentos do ano, e sempre estar preocupado em nos apresentar novas vivencias”. Denílson Cesar.

“Esse projeto Diretor de Turma faz com que fiquemos mais próximo do professor, assim ele se torna mais um amigo, um conselheiro”.Aldanisa