sexta-feira, 31 de maio de 2013

Edital do Concurso para Professor será publicado dia 7 de junho

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) e da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), publica no próximo dia 7 de junho, no Diário Oficial, o edital do Concurso para Professores da rede estadual. O anúncio foi feito pela secretária da Educação, Izolda Cela, durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, no auditório da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). “É importante garantir a entrada de professores na rede pública com vínculo efetivo”, ressaltou a secretária.

Serão ofertadas 3 mil vagas, distribuídas nas diversas disciplinas do Ensino Médio. Os aprovados vão ocupar o cargo de professor, classe pleno I,  cuja remuneração inicial é de R$ 2.444,92, mais auxílio alimentação no valor mensal de R$ 220,00, para 40h/a semanais. “Há uma expectativa muito grande da categoria, de que o concurso provoque a continuidade da valorização dos professores e de todos os que fazem a escola pública”,diz Anízio Melo, presidente do Sindicato Apeoc, que também foi convidado a participar da coletiva.

As inscrições do Concurso para Professores da Rede Pública acontecem entre 22 de junho e 21 de julho deste ano. Toda a normatização do processo estará disponível no Edital. As disciplinas que apresentam os maiores números de vagas são Português (981), Matemática (863), Língua Inglesa (285), seguidos de Geografia e História, cada uma com 166 vagas. Para assumir o cargo de professor, o candidato deverá ter grau superior em nível de licenciatura plena. 

Organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB), o Concurso é composto de três etapas que objetivam qualificar o processo. A primeira, marcada para o mês de setembro, abrangerá uma prova escrita objetiva, com 80 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Neste momento, serão abordados os temas: Administração Pública; Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos; Conhecimentos Básicos da Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico; Disciplina específica da área da Habilitação. 

Na segunda etapa, prevista para novembro, haverá uma prova prática de didática (aula) na disciplina em que o candidato está concorrendo, de caráter eliminatório e classificatório, realizada em trinta minutos, sendo o candidato avaliado por uma banca, formada por três professores da área em que o profissional será avaliado. Já a terceira fase, que deve acontecer em dezembro, é constituída de exame de títulos, de caráter classificatório. 

De acordo com a secretária Izolda Cela, o Concurso atenderá às necessidades atuais existentes na rede estadual de ensino, devido, principalmente, ao números de aposentados e à expansão das Escolas de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.


Os aprovados vão atuar em escolas da rede pública estadual, que atende a mais de 500 mil alunos. Em todo o Ceará, são 680 unidades de ensino. A matrícula no Ensino Médio corresponde a 358 mil estudantes que nesse nível de ensino tem um currículo composto pelas seguintes disciplinas: História; Geografia; Filosofia; Sociologia; Matemática; Física; Biologia; Química; Língua Inglesa; Língua Espanhola; Língua Portuguesa; Artes e Educação Física. 

Durante a coletiva de imprensa, a secretária Izolda ressaltou, ainda, o papel da educação na construção da sociedade. “Nós não vamos para canto nenhum sem um bom desenvolvimento educacional”, destacou a secretária.  


31.05.2013
Assessoria de Comunicação da Seduc

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Prorrogadas as inscrições para Chamada Pública do Professor Aprendiz


A Secretária da Educação do Ceará, no uso de suas atribuições, com o objetivo de dar maior transparência aos atos da administração pública, CONSIDERANDO a necessidade de ajustar o cronograma de inscrição e seleção dos projetos de Extensão Tecnológica na área de formação de professores, publicada no dia 6 de maio de 2013, decide prorrogar o cronograma das atividades de inscrição e seleção do processo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho, na sede de cada Coordenadoria Regional de desenvolvimento da Educação (Crede), para onde há disponibilidade de vaga, e na Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), nos horários de 9h às 12h e de 13h30 às 17h.

Veja a Site CREDE 02

Seduc divulga candidatos aptos a compor Banco de Gestores

A Secretaria da Educação (Seduc) divulga a relação de candidatos aptos a compor o Banco de Gestores Escolares para provimento dos cargos em Comissão de Coordenador e Diretor de Escolas da rede pública estadual por ordem alfabética.
confira: Diretores
             COORDENADORES

ENEM 2013

Consolidação de Inscrições por CREDES, CONFIRA!
clik aqui e confira...

Projeto NOIC + Olimpíada Catavento de Ciências

Caro Professores(as),

Precisamos de sua ajuda para disseminar a educação e o conhecimento pelo país. O Projeto N.O.I.C. ( Núcleo Olímpico de Incentivo ao Conhecimento ) chega no Ceará e está com o objetivo de coordenar uma nova olimpíada que surgiu esse ano, criada por alunos do ITA e que já tem mais de 500 escolas adeptas, a Olimpíada Catavento de Ciências (OCC).


O NOIC e a OCC tem objetivos parecidos que é

§  Transformar vidas através da educação;

§  Despertar e estimular o interesse pelas Ciências;

§  Promover a inclusão social através da difusão do conhecimento;

§  Identificar jovens talentos e trabalhar seus potenciais;

§  Influenciar na melhoria da qualidade da Educação Básica.

Um bom jeito de ajudar nossa causa é inscrever seus alunos e sua escola na
competição. O NOIC está preparado para tirar qualquer duvida sua e tentar
resolver qualquer problema que apareça em relação a olimpíada.
Leia mais...

segunda-feira, 13 de maio de 2013

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM 2013 INSCRIÇÃO


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA 
EDITAL Nº 01, DE 08 DE MAIO DE 2013 
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM 2013