sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Laboratório de Química da Escola TJRG- Tabelião José Ribeiro Guimarães

. 

Primeira aula no LEC- Laboratório Escolar de Ciências

Os alunos da 1ª série do ensino médio são advento da escola municipal, onde o ensino das ciências são ministrados em conjunto, no ensino médio ela é trabalhada de forma individual. O LEC serve  como suporte de aprendizagem, antes de adentrar e começar os trabalhos são feita a seguinte questionamento:

1. Você sabe o que é um laboratório?

2. O que ocorre em um laboratório de ciências?

3. Quais os quesitos necessários para se trabalhar neste local? 

O Laboratório é o local construído com a finalidade de se realizar experimentos. Em um laboratório de ciências, como o próprio nome já diz, trabalha com as ciências de modo geral, química, física e biologia. 

A primeira regra que os alunos tem que saber é que os reagentes oferecem riscos, pois se tratam de ácidos fortes, gases, soluções superaquecidas, etc. É justamente por isso que o profissional deve ter em mãos os chamados equipamentos de segurança pessoal: touca para proteger o couro cabeludo, avental de mangas longas (jaleco) para proteger os braços, óculos de segurança para os olhos, sapato fechado e luvas de borracha.

Mas para um laboratório oferecer maior segurança aos alunos e professores, precisam contar ainda com água em abundância, equipamentos de primeiros socorros, ventilação e iluminação favoráveis. 
Atribuições para o Professor Coordenador:
- Gerenciar o espaço e os equipamentos existentes no LEC;
- Dar suporte aos professores no planejamento e execução das atividades que necessitam do espaço  LEC;
- Participar das atividades científico pedagógica.
Profa. Clecia Lacerda


Um comentário:

Anônimo disse...

O desenvolvimento de aulas práticas são de fundamental importância para a compreensão da teoria,elas completam um ciclo que começa dentro da sala de aula fazendo com que o estudante tenha um conhecimento completo do assunto estudado.Que esse espaço seja muito bem utilizado,pois certamente grandes resultados virão, contribuindo desta forma para o desenvolvimento das abilidades dos estudantes.