sábado, 13 de abril de 2013

Alunos desinteressados Parte I


Atualmente deparamos com várias inquietações relacionadas à educação. Uma das inquietações preocupantes é a desmotivação e o desinteresse dos alunos. Ultimamente percebemos que os alunos estão sem interesse. Isso nos leva a refletir sobre a motivação. A motivação, o interesse e a participação dos alunos nos diversos níveis de escolaridade tem sido uma das grandes preocupações.
Constantemente deparamos com as seguintes queixas:

a) “ É preocupante a falta de participação e interesse pelas aulas.”
b) “Os alunos estão sempre ausentes no cumprimento das tarefa;”
c) “Os alunos estão indisciplinados”.
d) “ Esses alunos não querem nada.”

Já paramos para pensar que tipo de motivação estamos dando aos nossos alunos? Paramos para observar como nossos alunos saem de casa e chegam na sala de aula? Como estão as cabecinhas dos nossos alunos quando chegam à escola? Refletimos qual o maior e principal objetivo que o aluno tem para frequentar a escola? Será que em algum momento paramos para pensar que cada aluno é especial, que cada um deve ser tratado separadamente, que cada caso é um caso?
Precisamos fazer uma reflexão e começar a ver melhor com mais profundidade os nossos alunos.
Motivar para a aprendizagem escolar é uma tarefa nada fácil, pois se percebe que os alunos não encontram razões para aprender. Se o aluno não encontra significado no trabalho que tem a realizar, se não vê perspectiva futura nesta aprendizagem, provavelmente não terá interesse em aprender. Para que estes problemas não se tornem um caos, o professor precisa analisar cada caso e aprender a olhar de forma diferente, procurando entender quais as causas que levam os alunos a agirem dessa forma e o que é possível fazer para que esta realidade reverta em benefícios positivos.
Segundo ANTUNES (2002, p. 23) “Devemos sim, encontrar um equilíbrio entre silenciar ou fazer um bicho-de-sete-cabeças daquilo que às vezes, pode ser um ato grave, mas também um grão de areia ou um fato circunstancial”.


Curso Práticas de Ensino - Ajudando você a transformar as suas aulas .
Informações e Inscrições:


Nenhum comentário: