sábado, 8 de junho de 2019

2019 - Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos

A Tabela Periódica está para química assim como o dicionário está para a língua portuguesa, uma fonte de pesquisa. Ela está presente nos mais sofisticados laboratórios até as mais simples salas de aulas. A tabela original reúne os 108 elementos químicos conhecidos, listados em ordem de sua massa atômica e agrupados por suas propriedades físico-químicas. 

A IUPAC ( União Internacional de Química Pura e aplicada) emitiu uma nota afirmando que a ONU estava reconhecendo "a importância de aumentar a conscientização global de como a química promove o desenvolvimento sustentável e fornece soluções para desafios globais em energia, educação, agricultura e saúde". Segundo a agência, 2019 foi escolhido como o ano internacional por uma deliberação da Assembleia Geral das Nações Unidas, em dezembro de 2017. A decisão foi posteriormente aprovada pela Conferência Geral da UNESCO, durante sua 39ª sessão.


Vamos começar pela:

Lei Periódica: As Tríades de Dobereiner


Foi no ano de 1824, enquanto Dobereiner estudava os elementos químicos cálcio (Ca), bário (Ba) e estrôncio (Sr), que ele constatou uma relação básica entre suas massas atômicas. Isto é, o pesquisador percebeu que a média da massa de um átomo de estrôncio era muito semelhante à massa atômica dos dois outros elementos. Essa noção foi denominada de Tríades de Elementos e, inicialmente, não causou grande interesse na comunidade científica. No entanto, é inegável o seu mérito em ter sido o pioneiro ao demonstrar o que ele acreditava ser uma correspondência entre os elementos químicos com massas atômicas de valores parecidos. Dessa forma, pode-se dizer que Dobereiner realizou o que seria um esboço inicial da Tabela Periódica que a sucedeu e que ainda é amplamente utilizada. Entre os exemplos de conjuntos que formam suas Tríades de Elementos está:

• cloro (Cl), bromo (Br) e Iodo (i)

Outro grupo de elementos químicos descoberto por Dobereiner foi:

• enxofre (S), selênio (Se) e telúrio (Te).

Dessa forma, pode-se dizer que Dobereiner realizou o que seria um esboço inicial da Tabela Periódica que a sucedeu e é utilizada até hoje.

cloro 35,5

bromo 80

iodo 127

lítio 7

sódio 23

potássio 39

enxofre 32

selênio 79

telúrio 128

cálcio 40

estrôncio 88

bário 137

Nessa lista que apresenta algumas massas atômicas observadas naquela época, nota-se que os elementos no centro da tríade, ou seja, o bromo na primeira, o sódio na segunda, o selênio e o estrôncio na terceira e na quarta respectivamente, possuem uma massa atômica similar a média dos elementos que os precedem e sucedem. Segundo Dobereiner, esses valores deveriam atribuir a cada um dos trios uma semelhança nas propriedades químicas de seus componentes.
Quem foi Johann Wolfgang Dobereiner?
Foi um químico nascido no dia 13 de dezembro de 1780, na Alemanha. Foi autor da leis das tríades da Tabela Periódica.
Era filho de cocheiro e teve sua educação formal reduzida. Era autodidata e logo cedo, aos 14 anos,  foi trabalhar como assistente em uma farmácia. Seu conhecimento químico precoce chamou a atenção de Karl August, que lhe assegurou uma nomeação para a Universidade de Iena. Suas aulas eram muitas vezes assistidas por Goethe, que mostrava grande interesse nas ciências. Muitas vezes mais do que seus escritos.
Trabalhou como professor de Química na Universidade de Iena. Em 1829, Dobereiner percebeu que o elemento bromo, que havia sido descoberto há pouco tempo, tinha propriedades que pareciam situar-se a meio caminho entre as do cloro e as do iodo. Também que seu peso atômico ficava exatamente no meio desses dois elementos.
Começou a estudar a lista dos elementos conhecidos, anotando suas propriedades e pesos atômicos. Descobriu mais dois grupos com o mesmo padrão. Para estes grupos deu o nome de Tríade.
Iniciou uma ampla pesquisa para identificar mais elementos e grupos, mas só conseguiu agrupar 9 elementos dos 54 conhecidos na época. A Tríades de Dobereiner foi considerada pelos estudiosos da época uma coincidência.
Esta descoberta foi importante para o desenvolvimento da tecnologia dos vidros ópticos. Dobereiner morreu no dia 24 de março de 1849.



Nenhum comentário: