quarta-feira, 9 de março de 2011

Gerenciamento de Sala de Aula II

PREVINA A CONFUSÃO




Vamos escarar a realidade: os alunos (e também os adultos) ficam frustados quado não compreendem, ou não sabem o que vem a seguir. Assim, tanto para os alunos, como para os adultos, esta frustação acaba desembocando em problemas de disciplina.

Assim, é de suma importância que os professores saibam antecipar e evitar qualquer possibilidade de confusão "antes" que os problemas apareçam. Lembre-se, o gerenciamento efetivo da sala de aula requer um professor que seja proativo.

Uma maneira de evitar a confusão do aluno é ser coonsistente. Sua aula, jamais deverá ser uma surpresa para os alunos. Por exemplo, tenha sempre definido a sequênica, ou ordem da sua aula especificando logo no início para os alunos. O roteiro do que acontecerá na aula não deve ser um mistério para os seus alunos.

Você pode fazer isso, colocando no canto superior direito do quadro negro a sequência de atividades que ocorrerão naquela aula, bem como o tempo para cada uma delas.

Informe também qual é o objetivo daquela lição, o que você espera que eles aprendam. você não acha que seria uma boa idéia seus alunos também saber o que se espera deles?

Uma outra estratégia de aprendizado muito simples que reduz consideravelmente a confusão dos alunos é checar o entendimento deles ao longo da aula. Simplesmente pergunte a um ou dois alunos (escola aleatoriamente) para reperir o entendimentento do que você acabou de ensinar. Você pode usar esta estratéfia quer seja na hora da explicação de algo novo, nas orientções para um trabalho em grupo, ou até mesmo no estabelecimento dos combinados da sala.

Fazendo isso várias vezes ao longo da aula você constatará cada vez menos confusão dos alunos e por conseguinte menos problemas de gerenciamento da sala.


"Ensinar não tem que ser uma experiência penosa, desde que você conheça as estratégias mais eficientes para usar".

Roseli Brito

Pedagoga- Psicopedagoga- Coach



Nenhum comentário: