domingo, 6 de março de 2011

Gerenciamento de Sala de Aula

COMO AUMENTAR A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS





Vamos começar esclarecendo o que NÃO é gerenciamento da sala de aula.

O gerenciamento de Sala NÃO se trata de criar nenhum sistema de punição e recompesa. Ao invés disso o efetivo gerenciamento da sala de aula é resguardar que todos os alunos estejam ativamente envolvidos nas tarefas. Seste modo o professor previne as questões que desestabilizam o gerenciamento da sala antes que elas ocorram... o professor torna-se proativo e deixa de ser reativo.

Entretanto é dificíl manter os alunos ativamente envolvidos se eles estão entediados ou desinteressados na aula. É por isso que o tédio dos alunos é um dos maiores fatores que contribuiem para que questões que desestabilizam a sala de aula apareçam com frequência.

É tarefa do professor acender o interesse e aumentar a motivação para aprender. Como? O melhor modo de fazer isso é criar uma conezão entre o que os alunos estão aprendendo e o que está acontecendo na vida deles... em outras palavras, encontrar o ponto de convergência com o que é significativo para ELES.

Em História, artes, Língua Portuguesa e Ciências é relativamente fácil fazer isso. Ao trabalhar, por exemplo, a mensagens dos "HYPPIES" nos anos 70, suas roupas, seu gosto musical, peça aos alunos que façam uma lista do que hoje é considerado "rebelde", após esta lista remotive-os a compararem os modelos de expressão dos jovens nos anos 70 com os modelos que a juventude de hoje utiliza.

A questão primordial é, se você conseguir que os alunos "queiram" aprender então tudo o mais torna-se muito fácil. Afinal quem tem o poder de criar um ambiente facilitador para o aprendizado é você.

Outro modo que os Professores podem aumentar a motivação para o aprendizado é utilizar perguntas que instiguem a reflexão e a crítica. Em ciências, por exemplo, ao levantar a questão da "gripe suína" que depois passou a ser chamada de gripe H1N1, instigar os alunos a refletirem o que a esconamia, os frigoríficos de carne suína tiveram a ver com isso.

Levantar dúvidas, instigar a reflexão, estimular o pensamento crítico acaba elevandoo a temperatura da discussão e faz com que os alunos se envolvam e queiram saber mais, e ao agir assim extrapolam o que está nos livros didáticos e partem para a vida real, o mundo em que vivem e passam a se apropriarem de conhecimentos que os afetam diretamente enquanto cidadãos.

Um terceiro modo de aumentar a motivação para aprender é a utilização de video. Ok, talvez pareça óbvio demais, porém muitos professores mostram o vídeo no momento errado da lição... e sempre deixam o vídeo por último.

O vídeo não deve ser deixado para o final, ou para o fechamento daquela lição. ao invés de vídeos longos, utilize curtas, ou vídeos clips no começo das lições para provocar os alunos e atiçar a curiosidade.

Aqui vai uma dica: Você sabia que existe um site http://www.curtanaescola.com.br/ que oferece uma infinidade de curtas que podem ser assistidos no computador da escola, e podem ser usados em várias disciplinas?

Então vamos recaptular. As questões de gerenciamento da sala de aula estão diretamente ligadas ao tédio do aluno. Assim, o professor precisa aumentar a motivação dos alunos para aprender. Os professores podem lançar mão de três estratégias:

1. Criar conexões entre o conteúdo e os interesses dos alunos;

2. Usar o pensamento crítico e a reflexão para gerar discussões;

3. Usar o vídeo no início das lições para carivar o interesse e a curiosidade.

Roseli Brito

Pedagoga, Psicopedagoga- Coach

Curso por email sobre Gerenciamento da Sala de Aula.

Inscrição gratuita no site http://www.soprofessor.com.br/

Nenhum comentário: