domingo, 29 de abril de 2012

Cagece deve lançar concurso com 945 vagas

O governador Cid Gomes autorizou a realização de concurso público para a Cagece, que há 11 anos não realiza seleçãoEm 2011, o Governo do Ceará abriu 2.712 vagas em concursos públicos. Para este ano, pelo menos mais 945 oportunidades são esperadas, desta vez no concurso para a Cagece.

A autorização para a realização do certame foi dada pelo governador Cid Gomes na última quarta-feira (25), durante reunião no Palácio da Abolição, que contou com a presença do secretário das Cidades, Camilo Santana, e diretores da Cagece.

Do total de ofertas, 315 serão para contratação imediata e 630 comporão o cadastro de reserva. Para nível médio, estão previstas vagas para técnico administrativo operacional.

Entre os cargos de nível superior, há previsão para analista de gestão, advogado, arquiteto, biólogo, químico, engenheiro e geólogo. Haverá também chances para graduados em cursos tecnológicos.

Previsão 
Cagece deve lançar concurso neste ano


A afirmação é do secretário de Cidades do Governo do Ceará, Camilo Santana, em entrevista ao Empregos

Um dos objetivos do concurso é a substituição dos empregados terceirizados do órgão. "Hoje, nós temos em torno de 4 mil funcionários na Cagece, dos quais apenas 1.151 são do quadro efetivo de servidores. O restante, é terceirizado", afirmou o secretário de Cidades Camilo Santana em entrevista ao caderno Empregos. "A ideia é fazer essa substituição na empresa".

Além disso, os contratados também poderão ser lotados em novos equipamentos que a Cagece pretende implantar no Estado. De acordo com o secretário, "nem todos vão ser para substituir terceirizados, alguns vão fazer parte dos novos sistemas que estamos em construção, como a Estação de Tratamento de Água Oeste, situada em Caucaia, que custou R$ 150 milhões e vai precisar de toda uma equipe nova para operar, como também em outros equipamentos que estamos construindo no interior do Estado, como Aracati e Quixadá, que estão em obras".

Sai em 2012

Camilo Santana afirmou que a meta é realizar a seleção em 2012. "Nós vamos trabalhar muito para sair este ano", enfatizou. Ele explicou que a companhia sofre com a defasagem de funcionários concursados, tendo em vista que o último processo seletivo foi realizado há 11 anos atrás. "Com o passar do tempo as pessoas vão se aposentado, outros vão para outro emprego, e as empresas vão tendo essa dificuldade de reposição", argumentou.

A primeira etapa é a realização de estudos internos para avaliar a necessidade da empresa e a capacidade de contratação, tendo em vista que o custo de um empregado efetivo é maior do que um terceirizado. Em seguida, será realizada uma licitação para a contratação da empresa organizadora, e só então o edital deverá ser elaborado.

Sobre a convocação dos aprovados, o secretário afirmou que "se der tempo, a gente vai chamar ainda este ano".

Seleção há 11 anos

No dia 30 de julho de 2001 foi publicado, no Diário Oficial do Estado do Ceará, o edital do concurso destinado a preencher 80 vagas na Cagece. Destas, 34 era destinadas ao posto de técnico industrial, que exigia nível médio (técnicos) ou superior (tecnólogos). Outras 36 oportunidades foram ofertadas para os cargos de administrador, advogado, analista de sistemas, biólogo, contador, economista, engenheiro, psicólogo e químico, que exigem nível superior. Além disso, 10 vagas foram abertas para graduados com especialização e/ou mestrado, para funções de engenheiro, analista de sistemas, analista de planejamento econômico-financeiro e médico.

CHANCES945 oportunidades estão previstas para a seleção da Cagece. Destas, 315 serão para contratação imediata, mais 630 para cadastro de reserva, para nível médio e superior

80 ofertas foram disponibilizadas no último concurso do órgão, aberto em 2001, destinado a preencher cargos de nível médio/técnico, superior e superior com mestrado.

Nenhum comentário: